Campus Mata Norte da UPE abriga seminário temático de grupo de pesquisas sobre Paulo Freire

Interessados na obra de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano, podem participar do IV Seminário Temático do Grupo de Pesquisas - O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire.

O evento será realizado nesta quarta-feira (27), na modalidade totalmente online, das 9h às 17h. O tema será "A Práxis do Diálogo Freiriano em diferentes Quefazeres da Formação de Professores(as)".

O seminário temático é realizado no Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre o pensamento sempre atual de Paulo Freire.

Em setembro, a UPE concedeu ao autor da "Pedagogia do Oprimido" o título in memoriam de Doutor Honoris Causa, o primeiro do educador em seu estado natal.

O evento é gratuito e haverá certificação pela participação. A transmissão será feita pelo YouTube.

Site para inscrição:
https://doity.com.br/iv-seminrio-temtico-do-grupo-de-pesquisas-o-lugar-da-insterdisciplinaridade-no-discurso-de-paulo-fre

Já está disponível formulário para autoavaliação institucional da UPE

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Pernambuco inicia nesta terça-feira (26) o processo de recebimento dos formulários que devem ser preenchidos por toda a comunidade acadêmica para análise do plano institucional da UPE.

Devem participar alunos (graduação e pós-graduação), egressos (graduação e pós-graduação), professores (efetivos e temporários) e servidores de todos os níveis de ensino (efetivos, terceirizados e estagiários).

O link do formulário é: https://forms.gle/KDAVAMk29xQQYSFN9. O tempo previsto de preenchimento é de apenas dez minutos.

São somente duas páginas, uma com perguntas gerais e outra com perguntas mais específicas. As respostas são anônimas. O mais importante é que o resultado retrate a visão da comunidade acadêmica.

Neste ano, os pontos de avaliação são: "Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional"; "Política de Pessoal" e "Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão".

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos através de mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os relatórios dos anos anteriores estão disponíveis no site www.upe.br/cpa.

Na reta final para o Enem, Prevupe realiza simulado presencial em todos os polos do estado

Na reta final para as provas do Enem, o Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) realizará no próximo sábado, dia 30 de outubro, o seu simulado presencial em todos os polos do estado.

Trata-se de um momento para os inscritos no Prevupe verificarem seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro.

O simulado começará às 8h, mas é importante chegar ao menos 30 minutos antes para se organizar. A prova está montada nos moldes do Enem.

Neste ano, o Prevupe atende cerca de dez mil alunos da rede pública de ensino - do 3° ano ou egressos do Ensino Médio - em 43 municípios do estado.

As aulas remotas ocorrem de forma presencial e também remota, com transmissão pelo canal UPE nas Redes no YouTube.

Promovido desde 1999, o Prevupe é uma realização conjunta da UPE, Instituto de Apoio às Universidade de Pernambuco (IAUPE) e Secretaria Estadual de Educação.

Projeto Jurispensando promove evento sobre a questão tributária no Brasil

O Jurispensando, projeto de extensão da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), promove nos dias 3 e 4 de novembro o evento "A questão tributária no Brasil".

Com dois encontros no horário das 19h, o objetivo é discutir questões referentes à tributação e desigualdades e a reforma do sistema tributário e justiça fiscal no país.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link: https://www.sympla.com.br/jurispensando-a-questao-tributaria-no-brasil__1371723.

No dia 3, uma mesa-redonda vai abordar a questão da tributação e desigualdades com o recorte gênero, raça e classe. Participarão a cientista política Priscila Lapa e o economista Sandro Prado.

No dia 4, a reforma do sistema tributário e justiça fiscal no Brasil será o tema da mesa-redonda com a presença da procuradora do Estado Luciana Grassanoe o sócio na LCF Advogados (Souza Leão, Cavalcanti & Fontes), Eduardo de Souza Leão.

O Jurispensando é uma parceria entre o Laboratório Interseccional de Gênero, Discurso e Direitos Humanos (LIGEDDH/CNPq), coordenado pela professora Rebeca Lins, e o Diretório Acadêmico 6 de Março do curso de bacharelado em Direito da FCAP/UPE.

UPE tem 35 cursos com quatro estrelas e 13 com três estrelas no Guia da Faculdade 2021

A Universidade de Pernambuco teve 35 cursos avaliados com quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O resultado foi divulgado no domingo (24). O ranking analisa a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Outros 13 cursos da UPE receberam três estrelas. Quatro estrelas representam uma nota final entre 3,5 e 4,5. Já três estrelas sinalizam nota entre 2,5 e 3,5. O bom resultado foi alcançado por todas as unidades que integram a universidade em todas as regiões do estado.

Os cursos da UPE foram classificados através da metodologia conhecida como "avaliação por pares". Coordenadores e professores de universidades e faculdades são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Segundo o Guia da Faculdade, 9,5 mil profissionais se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores.

Estes docentes analisam os cursos levando em consideração três aspectos: corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos), projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

A partir do questionário respondido pelas coordenações dos cursos da UPE, seis avaliadores deram notas de 1 a 5 para a qualidade do corpo docente, a qualidade do projeto pedagógico e a qualidade da infraestrutura.

O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.